Gosta de gastronomia? 5 livros que você precisa ler sobre o assunto
Se para muitas pessoas cozinhar acaba sendo uma espécie de lazer, outros dizem o mesmo sobre a leitura. Assim como preparar um bom prato, apreciar um bom livro pode ser uma forma de relaxar, de se desconectar das preocupações do dia a dia e aprender coisas novas.
Agora, quando essas duas atividades se juntam, só podemos esperar uma coisa: livros tão bons de serem devorados, quanto nossos pratos preferidos. Por isso, buscando inspirar tanto as pessoas que gostam de ler, quanto as que amam cozinhar, selecionamos 5 livros sobre gastronomia para quem também curte o assunto. Vamos conferir a nossa lista?
Leia neste artigo:
1 – Cozinhar: uma história natural da transformação
O livro escrito por Michael Pollan nos convida a refletir sobre como consumimos os alimentos. Já reparou sobre como uma rotina cheia de afazeres nos leva a comer de uma forma que muitas vezes não é nada saudável?
O escritor faz com que a gente pense mais sobre isso e nos convida a avaliar melhor a qualidade dos alimentos que ingerimos, assim como a importância do ato de cozinhar.
Ao longo dos capítulos ele usa os elementos fogo, água, terra e ar, para nos mostrar a importância de cada um deles dentro da gastronomia e também nos ajuda a resgatar o ato de cozinhar como uma forma de redescobrir valores e sabores. Vale a leitura!
2 – O frango ensopado da minha mãe
Se você é daquelas que gosta de apreciar uma boa crônica, saiba que esse livro é um prato cheio. O frango ensopado de minha mãe foi escrito pela cronista mineira Nina Horta e chegou a ganhar o Prêmio Jabuti de Gastronomia em 2016.
As crônicas do livro falam de comida e da vida cotidiana. A forma como a autora retrata a culinária aproxima os leitores, é impossível não se identificar pelo menos um pouquinho. Sem dúvidas é uma leitura leve e gostosa.
3 – O que iremos comer amanhã?
Você já parou para pensar em como será a nossa alimentação no futuro? Essa é a reflexão que o escritor Warren Belasco promove no livro O que iremos comer amanhã?
O livro é muito leve e traz uma visão diferente sobre como nos alimentamos. Nele o autor explora 200 anos de materiais entre romances, filmes futuristas, as mudanças da arquitetura de supermercados e restaurantes, até a agricultura orgânica e os parques da Disney. Tudo para nos fazer refletir sobre o futuro da nossa alimentação.
4 – O homem que comeu de tudo
Um livro para viajar e se deliciar, ainda que por meio da imaginação. Em O homem que comeu tudo, Jeffrey Steingarten, um advogado que abandonou a profissão para se tornar crítico gastronômico, viajou para diversos lugares para provar sabores incríveis.
No livro ele relata como foram essas viagens e nos convida a descobrir o segredo de diversos preparos, além de compartilhar o que ele fez para que conseguisse comer de tudo, inclusive um ouriço cru. Uma leitura divertida e deliciosa!
5 – Sal, Gordura, Ácido, Calor
Quem gosta de programas sobre gastronomia, provavelmente já conhece esse título. Isso porque o livro Sal, Gordura, Ácido, Calor, da escritora Samin Nosrat, inspirou uma série com o mesmo nome, disponível na Netflix.
O livro é considerado como uma espécie de autoajuda da gastronomia, isso porque a autora explica tudo, tudo mesmo, o que você precisa saber sobre cozinha e o melhor: de uma forma leve e super divertida.
Por meio dos elementos clássicos que dão nome ao livro, ela mostra que é possível cozinhar qualquer coisa que você queira, tendo ou não uma receita em mãos.
Para os apaixonados por gastronomia, e por livros, conhecer esses livros permite viajar pelo mundo da culinária. Cada página oferece sabores, histórias e ensinamentos que irão enriquecer não só sua cozinha, mas também sua paixão pela arte da gastronomia.
Se você quer desbravar mais ainda a cozinha, não deixe de conferir o nosso “Guia de Sobrevivência na Cozinha: 10 dicas para você não esquecer“!
Gostou desta receita? Comente!