Mito ou Verdade: Tomar Banho Depois de Comer Realmente Faz Mal?
Em nossa infância era muito comum ouvirmos algumas coisas de nossa família que muitas vezes são verdade e, outras, não passam de uma espécie de “dito popular”, passado de geração em geração.
Provavelmente você já ouviu falar que não podia tomar banho depois de comer, que não era para lavar o cabelo, muito menos, entrar na piscina ou no mar – e até já deve ter se perguntado se aquilo realmente era verdade ou se não passava de um mito. Bem, chegou a hora de descobrir.
Aqui vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a relação entre a água e a nossa digestão e, sim, algumas coisas fazem sentido, mas não são tão complicadas quanto imaginamos – ou nos contaram.
Leia neste artigo:
Você pode sim, tomar banho depois das refeições
Digamos que você tenha uma rotina agitada, precisou almoçar rápido e terá uma reunião importantíssima após a refeição. Aí você resolve tomar um banho, mas a dúvida bate: devo ou não devo? Fique tranquila, nesses casos você pode ir para baixo do chuveiro sem problemas.
Isso porque não há nenhuma contraindicação quanto a tomar banho depois do almoço ou da janta, por exemplo – afinal, o banho não requer nenhum esforço físico muito grande, então respire, está tudo certo. Apenas o que se recomenda nesse caso, é que a água não esteja muito quente.
Posso entrar na piscina, no mar e afins? Tudo vai depender do que você ingeriu
Aqui o cenário muda: ao fazermos uma refeição completa, por exemplo, com entrada, prato principal e sobremesa, nosso corpo tende a dar uma prioridade maior para a digestão – afinal, comemos bastante.
Dessa forma, o fluxo de sangue nos músculos do sistema digestivo direciona ainda mais sangue e oxigênio para essa área, justamente para que façamos a digestão. Agora, a partir do momento em que comemos e entramos na água, a tendência é nadarmos, jogarmos bola na piscina com a família, nos mexermos mais.
E então o corpo começa a direcionar o fluxo sanguíneo para outros músculos – não apenas os digestivos – o que provoca uma competição por energia e atrapalha o processo de digestão.
Por isso, o indicado é não realizar nenhuma atividade física muito intensa – nem dentro, nem fora da água – após as refeições. Caso uma pessoa se alimente e nade com muita intensidade, ela pode passar mal e se afogar – muito por isso nossa família aconselhava (e ainda aconselha) a não ir para a água depois de se alimentar.
Fez uma refeição leve? Água liberada – mas com ressalvas…
Caso você tenha feito uma refeição mais leve – frutas, sucos, sorvete ou carboidratos – e queira entrar no mar ou na piscina, está tudo certo – desde que você não faça nenhum esforço intenso. E, ainda assim, muitos especialistas indicam esperar entre 30 minutos e 1 hora antes de ir para a água – novamente, por causa do processo digestivo.
Todo cuidado é necessário
Se você comeu um churrasco, ingeriu bebidas alcoólicas ou foi chamado para apreciar uma bela feijoada, especialistas alertam que o ideal é esperar entre três a quatro horas antes de entrar na água.
Caso contrário, pode sentir desconfortos abdominais, náusea, soluço e dores fortes na região – lembrando que, por causa dos sintomas, também pode acabar se afogando. Portanto, cuidado. E lembrando que a indicação também é válida para exercícios físicos fora da água, como pedalada, trilhas, entre outros.
Agora que você já sabe se tomar banho depois de comer realmente faz mal ou não, compartilhe esse conteúdo com sua família e outras pessoas que você gosta. Para mais textos como esse, já sabe: é só ficar de olho aqui, no Blog do Comidinhas do Chef, nosso time está sempre preparada para trazer as melhores informações para você.
Até a próxima!
Legal, gostei muito dessa matéria incrível. Parabéns,comidinhasdochef.