A carne está cara? Confira 5 opções mais baratas para substituir a proteína
Quando o preço alto dos alimentos afeta grande parte dos brasileiros, pensar em novas opções para baratear os pratos e continuar comendo de forma saudável, se torna uma necessidade.
Uma pesquisa realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) apontou que houve uma mudança de hábitos de consumo. Por causa dos preços, as pessoas têm optado cada vez mais por marcas que antes não usavam e estão buscando opções para substituir a carne bovina.
Cerca de 36% das pessoas que participaram da pesquisa trocaram a carne vermelha pela de frango, enquanto 22% substituíram pelo ovo, 19% por suínos e 10% por peixes. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) também apontou outro dado importante: a previsão de consumo de carne bovina no país é de 24,8 quilos, o menor patamar das últimas três décadas.
Diante dos dados, só nos resta usar a criatividade para continuarmos criando pratos saborosos e trocar a carne bovina por outros alimentos tão ricos em proteína quanto ela. Para ajudar, selecionamos 5 opções mais baratas para substituir a carne vermelha. Confira!
Leia neste artigo:
1 – Troque a carne bovina pelo frango
Além de ser rica em proteínas, a carne de frango também é mais barata e mais saudável do que a bovina. Essa troca pode oferecer diversos benefícios para a saúde e ajudar a manter uma dieta mais balanceada.
Isso porque 100 gramas de peito de frango, por exemplo, tem menos de 4 gramas de gordura, já 100 gramas da carne bovina possui de 10 a 15 gramas. Vale investir! Inclusive, no Comidinhas do Chef você encontra receitas maravilhosas com a ave.
2 – Ovos também são uma boa opção
Cozidos, mexidos, fritos ou no preparo de uma deliciosa omelete. Os ovos também são ingredientes ricos em proteínas e mais baratos do que a carne bovina.
Além de serem muito versáteis, facilitando as refeições do dia a dia, eles também possuem micronutrientes muito importantes para a nossa saúde, como as vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, D e zinco.
Mas aqui vai um ponto de atenção: os ovos são saudáveis, mas não em excesso. O ideal é comer no máximo 12 unidades inteiras, com gema e clara, por semana porque eles também são ricos em colesterol.
3 – Invista na sardinha
A sardinha também é uma boa opção para substituir a carne bovina. Tanto a sardinha in natura, encontrada na peixaria, como em lata pode trazer diversos benefícios para a saúde e ser uma ótima fonte de proteínas.
O peixe possui ômega 3, proporcionando benefícios para nosso sistema neurológico e cardiovascular. Também contém fósforo, cálcio e vitamina D.
Caso você opte pela sardinha em lata, vale prestar atenção na quantidade de sódio e de calorias. O sódio quando consumido em excesso pode aumentar a pressão arterial e causar retenção de líquidos. Confira aqui receitas que levam o ingrediente.
4 – Carne de porco também é uma boa substituta
Algumas pessoas têm um certo receio de comer carne de porco, mas isso não é necessário. Nosso país possui rígidos controles de qualidade, então você pode comprar a carne suína sem se preocupar.
Além disso, a carne suína também possui diversos cortes magros e versáteis. Também é fonte de proteína, vitaminas e minerais, além de ferro, zinco e muitos outros. Clique aqui e confira nossas receitas com carne de porco.
5 – Dê uma chance aos grãos
Outra forma de baratear o prato do dia a dia é optar por grãos como feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha e soja. Eles também são tão proteicos quanto a carne bovina e muito saborosos. A soja, por exemplo, contém os aminoácidos que nosso corpo precisa, assim como a carne vermelha. Vale experimentar!
Agora que você já sabe como pode substituir a carne bovina nos preparos do dia a dia, também vale conferir o nosso artigo “Como ter uma dieta baseada em vegetais?” e ficar por dentro do assunto!
Gostou desta receita? Comente!