Seu filho come muito açúcar? Veja como reduzir o consumo
Se os dias quentes, em geral, tendem a diminuir o apetite dos adultos, com as crianças não seria diferente. Porém, é necessário um cuidado redobrado, afinal, elas estão em desenvolvimento, precisam de mais nutrientes e ainda não têm consciência sobre a importância das frutas, verduras e legumes.
Muitas delas ainda não conseguem trocar o achocolatado e os biscoitos recheados por opções mais saudáveis. Contudo, o que fazer para diminuir a quantidade de açúcar ingerida pelas crianças e auxiliá-las a manter uma alimentação mais saudável?
Nós podemos ajudar! Confira nossas dicas e veja como seu filho pode comer alimentos doces e saborosos que fazem bem para a saúde.
Leia neste artigo:
O açúcar vai muito além da sobremesa
Muitas pessoas tendem a associar o açúcar apenas aos alimentos doces e às sobremesas. Mas o ingrediente está presente em boa parte das nossas refeições: nos pães, nas bolachas, nos cereais matinais e nos sucos, por exemplo.
E obviamente tudo o que é consumido em excesso faz mal. Portanto, se a criança não tem uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e só come alimentos industrializados, o excesso de açúcar pode prejudicar a sua saúde, levando à obesidade infantil.
Por que evitar o açúcar?
Muitos dos alimentos industrializados contêm açúcar refinado, além de um alto valor calórico e substâncias como o sódio, que não fazem bem para o organismo.
O recomendado por muitos nutricionistas é oferecer poucas opções com açúcar, principalmente alimentos que levem açúcar refinado, mesmo após os dois anos de idade.
Além disso, as bolachas, os salgadinhos, os achocolatados e os sucos de caixinha, não oferecem a quantidade de nutrientes necessária para o desenvolvimento infantil, como vitaminas, proteínas e sais minerais.
Dessa forma, quando a criança só consegue comer pães, bolos, chocolates e alimentos do tipo, ela está ingerindo apenas calorias vazias, que não suprem as necessidades do corpo e só contribuem para o acúmulo de peso.
O que fazer quando a criança tem dificuldade de ingerir frutas?
Sabe aquela frase clássica “exemplo vem de casa”? As crianças tendem a copiar os hábitos dos pais e responsáveis com as quais ela convive. Então o primeiro passo é inserir mais frutas no dia a dia da sua família e isso vale no café da manhã, após o almoço, como lanche da tarde ou lanche da noite.
Outra forma de diminuir o consumo de alimentos industrializados e aumentar as frutas é deixar de usar o doce como uma recompensa. Ao invés de dizer que se a criança se comportar ou fazer determinada atividade, ela ganhará um chocolate, busque por opções mais interessantes, como: brincar juntos, ir ao parque ou comer uma refeição deliciosa.
Também é muito importante respeitar a fome da criança. A gente sabe que no verão o apetite diminui porque o corpo entende que não há a necessidade de guardar energia. Então, ao invés de forçar seu filho a comer, busque entender se ele está com fome, o quanto ele está comendo e em quais momentos do dia.
Uma forma de estimular o apetite é transformando a alimentação em uma atividade divertida, onde a criança possa aprender e até preparar as refeições com a mãe ou o pai.
Criar pratos lúdicos, transformando frutas em bichinhos ou usando-as como personagens de contos de fadas, é uma forma divertida de incentivar a criança a ter hábitos mais saudáveis. É o clássico “olha o aviãozinho”, que funciona na maioria das vezes.
E quando a criança já sabe o que quer?
A reeducação alimentar pode parecer uma tarefa difícil, mas com carinho e cuidado, não é. Caso seu filho goste muito de beber achocolatados, por exemplo, você pode diminuir o consumo durante a semana e também trocá-lo por uma opção mais saudável: combinando o leite da sua preferência ao cacau em pó.
Se o cereal faz parte do café da manhã, você pode optar por opções que contenham menos açúcar e sejam o mais natural possível. Aqui vale também introduzir frutas com aveia e iogurte natural ou até uma deliciosa salada de frutas.
E se a vontade de comer doce for muito grande após as refeições, opte por chocolates com porcentagem de cacau acima de 50% e em gelatinas, frutas e iogurtes. Lembrando que vitaminas e sucos naturais também são uma ótima pedida, ainda mais nos dias quentes.
Gostou das dicas? Então aproveite e compartilhe esse conteúdo com quem você ama. Leia o conteúdo “9 frutas ricas em proteínas para incluir na alimentação” e assim seu filho pode optar por opções mais saudáveis de doce no dia a dia.
Gostou desta receita? Comente!