Quais as 7 Carnes Nobres do Churrasco?
Um bom churrasqueiro seleciona as melhores opções de carne, avalia cuidadosamente quais estão frescas, macias e se possuem boa procedência. Outra questão que deve ser analisada é o corte e as características da carne, para que seja possível ter um resultado suculento e macio após assar na brasa.
Como uma forma de melhorar ainda mais o seu momento, conheça agora quais as 7 carnes nobres do churrasco e ofereça aos seus convidados uma experiência de outro nível.
Leia neste artigo:
O que é uma carne nobre?
A qualificação dessas carnes se deve a parte do boi de onde são retiradas, pois se determina a nobreza da carne por sua maciez e sabor.
Essas áreas de onde são retiradas costumam ter músculos que não trabalham muito, logo, não endurecem. O corte da carne deve ser preciso, senão pode vir com outra parte com características diferentes das quais você espera.
Quais são as carnes nobres para churrasco?
Separamos 7 carnes nobres do churrasco para você elevar o nível em relação a sabor e qualidade.
- Bife Ancho: Um dos cortes nobres do Angus é o bife ancho. Ele está localizado no lombo do boi, perto das costelas, e a textura desse corte é inigualável!
- Flat Iron: É considerada a terceira carne mais macia, por esse motivo, tem se tornado popular. Esse corte costuma agradar pessoas com o paladar mais exigente e com preferência por carnes que são fáceis de mastigar, sem a presença de nervos.
- Picanha: Muito apreciada no churrasco brasileiro, a picanha tem o seu lugar especial. Esse pedaço é retirado da traseira do boi, tendo um formato triangular característico.
É possível assá-la na grelha, em bifes ou a peça inteira no espeto. Sua suculência é única e o tamanho da peça varia de acordo com o peso do boi.
- T-Bone ou Porterhouse: Você já tenha visto em desenhos animados, pois até os personagens não resistem a essa carne, composta por filé mignon em um lado e no outro maior o chorizo, com um osso em formato de “T”.
- Chorizo: As carnes argentinas fazem sucesso quando o assunto é churrasco. O chorizo é um corte com uma capa de gordura, que fica próximo ao miolo do contrafilé.
- Short Rib (Costela): Short rib está na porção dianteira do boi, formado por costelas (4 para ser mais específico) com osso, gordura e carne. Para quem gosta de uma costela assada na grelha, envolva a carne no papel alumínio, depois deixar assar para que fique crocante e use um molho barbecue para dar ainda mais sabor!
- Denver Steak: É um corte recém descoberto, com aspecto de mármore e fica localizado na mesma parte que o acém.
Muitas pessoas têm receio dessa carne, por achar que ela é de segunda e caracterizar como dura. Mas o Denver Steak é macio e vale a pena incluir na sua grelha.
Agora, cabe a você determinar quais são as melhores carnes para incluir na sua grelha, pois o paladar das pessoas se alteram dependendo da região e dos hábitos alimentares. Por isso, a melhor forma de degustar as carnes antes de comprar, é frequentar uma boa churrascaria para escolher suas favoritas.
E aí, já provou algum desses cortes antes? Comenta aqui com a gente o que achou e qual deles você deseja conhecer!
Gostou desta receita? Comente!