Proteína de soja: o que é e para o que serve?
Provavelmente você já ouviu falar sobre ela, mas talvez por outro nome. A proteína de soja, popularmente conhecida como carne de soja, é um dos derivados mais conhecidos da leguminosa e está muito presente no cardápio daqueles que optam por uma dieta sem carne ou alimentos de origem animal.
A proteína de soja é feita a partir das sobras, dos farelos de soja que sobram após a extração do óleo. E é uma ótima opção para substituir a carne, principalmente por ser rica em fibras e ter baixo teor de gordura.
Você pode usar a carne de soja para substituir a carne bovina, por exemplo, em churrascos; para preparar molhos, ensopados, carne moída e até hambúrguer. Seu gosto é neutro e quando bem temperada e preparada, fica deliciosa!
Leia neste artigo:
Tipos de proteína de soja
Existem alguns tipos de proteína de soja, como a concentrada, a isolada e a texturizada.
A proteína de soja concentrada é obtida após a remoção de umidade e gordura. Nesse caso, ela possui 65% de proteína e muitos carboidratos. Já a isolada é a mais concentrada, tem alto teor de proteínas, cerca de 90% e poucos carboidratos. E a proteína texturizada de soja (mais conhecida como a carne de soja) é obtida por meio de processos industriais e seu teor proteico é de 50%.
E se você está se perguntando se o grão e a proteína de soja têm diferenças, saiba que sim. Isso porque a proteína texturizada, por exemplo, concentra a fração protéica da soja e seu teor de proteínas é mais alto do que o grão.
Benefícios da proteína de soja
A proteína de soja vai além da substituição da carne: ela é funcional e pode auxiliar nosso corpo em diversas funções. Como ela é um alimento cheio de nutrientes, traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar.
Segundo especialistas, o alimento pode ajudar no controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e osteoporose, além de combater a ação de radicais livres, melhorar a memória e o funcionamento do intestino.
Alguns estudos também apontam que adicionar a carne de soja na dieta também pode diminuir o risco de câncer de próstata. Ela também pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, já que a soja possui dois nutrientes que atuam como estrógeno, o hormônio que diminui durante o período de menopausa.
Para aproveitar os benefícios da proteína de soja, o ideal é consumí-la pelo menos três vezes por semana, no mínimo 25 gramas ao dia. Lembrando que o excesso pode fazer mal para o organismo e isso é válido tanto para os homens, quanto para as mulheres!
O excesso pode alterar os níveis de estrógeno e testosterona. Estudos apontam que a ingestão elevada do alimento pode antecipar a puberdade em meninas e retardá-la em meninos. Portanto, cuidado com a alimentação das crianças também.
Proteína de soja engorda?
Algumas pessoas acreditam que a ingestão proteína de soja pode aumentar o peso, mas isso não é verdade. Um estudo comprovou que ela auxilia justamente na perda, sendo associada a estratégias e tratamentos para o emagrecimento.
A ingestão de soja junto a alimentos saudáveis potencializa a perda de peso e preserva a massa magra. Porém, lembre-se que é necessário sempre buscar auxílio de profissionais da saúde, fazer os exames e entender mais sobre o seu corpo.
Gostou do conteúdo? Então aproveite esse conhecimento para inserir a proteína de soja nos pratos do dia a dia. E não se esqueça de compartilhar essas informações com outras pessoas que desejam manter uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes.
Quer saber mais sobre alimentação saudável? Leia nosso artigo “15 Benefícios do Abacate para sua Saúde“!
Gostou desta receita? Comente!