Proteína de soja é prejudicial à musculação?
Aqui no blog, nós já falamos sobre o que é a proteína de soja e quais são os seus benefícios. Mas quando esse é o assunto, ainda surgem muitas dúvidas, principalmente entre as pessoas que focam na prática de exercícios, como a musculação. Será que esse tipo de alimento faz bem para quem faz a atividade?
Antes de tudo, saiba que sim, pessoas que treinam podem comer proteína de soja. Ela possui arginina, um composto que aumenta os níveis de oxigênio e nutrientes no sangue, o que auxilia no rendimento. A própria soja ajuda no aumento do GH (Growth Hormone), hormônio do crescimento importante para a composição corporal.
Leia neste artigo:
Como a proteína de soja pode ajudar nos treinos?
Entre as fontes mais comuns de proteína estão a carne e os ovos, porém, pessoas que prezam por uma dieta vegana ou vegetariana e praticam musculação, acabam ficando na dúvida sobre o que podem consumir neste caso. Quais seriam as fontes de proteína vegetal mais interessantes para acrescentarem em sua alimentação?
Ao contrário do que muitos acham, a proteína de soja pode ser uma grande aliada daqueles que treinam. E não, ela não engorda, muito pelo contrário, ela auxilia na perda de peso e preserva os níveis de massa magra. Dessa forma, quando combinada a uma dieta rica em nutrientes, a proteína de soja pode se tornar uma grande aliada de quem faz musculação.
Lembrando que tudo em excesso faz mal e com a proteína de soja não é diferente. O ideal é consumi-la entre três a quatro vezes por semana, cerca de 25 gramas por dia.
Mas é muito importante que você também converse com um profissional da saúde, como um nutricionista, antes de tomar qualquer decisão.
Além da carne de soja, outra possibilidade de consumo é a proteína isolada de soja, que pode servir como um suplemento, sendo muito fácil de preparar e de ingerir. Você pode usá-la para o preparo de shakes.
Benefícios da proteína isolada de soja
A proteína isolada de soja é encontrada em pó e contém cerca de 90% de proteínas e pouquíssimos carboidratos. Esse suplemento possui aminoácidos importantes que auxiliam na manutenção dos tecidos do corpo e também ajudam no ganho de músculos e na composição corporal.
Fora que ela é uma fonte de proteínas natural e acaba sendo superior às outras vegetais, até porque ela não precisa ser combinada a outras fontes para fornecer tudo o que o organismo precisa.
Whey protein ou proteína de soja: qual escolher?
Tudo depende do seu objetivo e da dieta que você faz. Isso porque o Whey protein é feito a partir de uma mistura de proteínas extraídas do soro do leite. Já a proteína de soja, é de origem vegetal. Por isso, se você segue uma dieta vegana, o ideal é optar pela de soja.
O fato é que os dois tipos de proteínas auxiliam na musculação, induzindo o ganho de massa magra. Porém, a proteína de soja acaba sendo ainda mais vantajosa porque auxilia o corpo em outros fatores, como prevenção de câncer, diminuição do colesterol ruim e por conter antioxidantes, previne os radicais livres.
Lembrando que além dessas duas, também há outras fontes de proteínas, como a caseína, albumina e a carne. O ideal é sempre buscar o auxílio de profissionais da saúde para manter uma dieta rica em nutrientes e conseguir chegar ao seu objetivo. Quer ver mais conteúdos sobre alimentação saudável? Leia o conteúdo “Proteína de soja: confira 10 benefícios que o alimento oferece“!
Gostou desta receita? Comente!