O que é e para que serve o Amido de Milho?
O amido de milho é um ingrediente muito presente no dia a dia da cozinha.
Mas talvez você não o conheça por esse nome. Isso porque ele ficou conhecido popularmente como “maizena”.
Por ser versátil, pode ser usado de muitas formas: para deixar um bolo mais fofinho ou a sopa mais grossa, por exemplo, ou para fazer molhos, cremes, mingaus e afins.
No Comidinha do Chef, inclusive, você encontra várias receitas que levam o ingrediente. Por isso é sempre bom deixar um pacote no armário. Você nunca sabe quando irá precisar.
Leia neste artigo:
O que é o amido de milho
O milho, ingrediente base para o amido, é dividido em três partes: casca, gérmen e endosperma. É a partir de um deles, mais especificamente do endosperma, que o amido de milho é feito.
Essa parte do milho é rica em amido e proteínas e, durante o processo, é moída até chegar na consistência de um “talco”. Todo esse processo ocorre em uma fábrica especializada. Um fato interessante que podemos pontuar aqui é que, durante a produção, a proteína é retirada na etapa final, restando apenas o amido de milho.
Os benefícios do amido de milho
O amido de milho é rico em vitaminas, como a do tipo A, E e do complexo B.
Ele também possui cálcio, potássio, fósforo, magnésio e zinco. Podemos dizer que ele auxilia em uma alimentação mais saudável e equilibrada e é uma ótima fonte de energia para o corpo, pois fortalece o sistema imunológico.
Além disso, o amido de milho não tem glúten e pode ser usado na alimentação de pessoas celíacas ou que têm algum tipo de restrição quanto ao consumo da substância.
O ingrediente também tem baixo índice glicêmico, causando uma sensação de saciedade prolongada, o que ajuda a regular o apetite.
Sabia que ele pode ajudar na recuperação pós-treino? Como o amido de milho é rico em carboidratos, ajuda na absorção de proteínas e aminoácidos, sendo um bom amigo daqueles que desejam ganhar massa magra.
E ainda tem mais benefícios! Caso você tenha uma dieta vegana, alguns tipos de amido de milho são feitos sem a adição de ingredientes de origem animal. Nesse caso, fique sempre atenta às informações do rótulo, pois alguns podem ter vestígios de ovos e leite.
O uso do amido de milho vai além da culinária. Ele é ótimo para a pele! Em caso de queimaduras provocadas pelo sol, em coceiras causadas por picadas de inseto ou, até mesmo, em assaduras – aquelas bem comuns em bebês -, a pastinha de amido de milho + água pode ajudar.
Como posso usar o amido de milho nas receitas do dia a dia?
O amido de milho atua como um espessante, deixando um molho ou uma sopa, por exemplo, com um aspecto mais aveludado e cremoso. Muitas pessoas acabam optando por ele no lugar da farinha de trigo, que também deixa o líquido mais espesso.
Quando você for usar o amido de milho em uma receita, busque não usar temperaturas muito altas para incorporar o ingrediente nos molhos.
O ideal também é que você não congele molhos e outras receitas com amido de milho – isso faz com que o prato perca o aspecto aveludado.
Mexa sempre devagar e não coloque o amido diretamente nos alimentos quentes, ou nos que ainda estejam fervendo, fazendo com que ele empelote.
Sabe aquele chocolate quente gostoso, ótimo para os dias frios – que já ensinamos por aqui? A maioria leva amido de milho na receita. Ou, ainda, o manjar, sobremesa que é uma ótima opção para depois do almoço em família? Ele também possui o ingrediente no preparo.
Existem muitas receitas com amido de milho e, se você não vê a hora de experimentar ou, se está com uma caixinha no armário e não sabe o que fazer, é só acessar nosso portal e escolher um dos vários pratos que temos por lá.
Não tenho amido de milho, e agora?
Sim, é possível substituir o amido de milho na receita. Existem outros ingredientes que têm a função de um espessante, como a própria farinha de trigo, o amido de batata, a farinha de arroz, a de linhaça, entre outros.
Agora que você já sabe o que é e para que serve o amido de milho, aventure-se na cozinha e faça as receitas gostosas do Comidinhas do Chef. Só não se esqueça de postar a foto do prato e de marcar o @comidinhasdochef no Instagram, viu!
Gostou desta receita? Comente!