Mise en Place: o que é e para que serve?
Enquanto para muitas pessoas cozinhar é uma forma de terapia, de relaxar; outras sentem o mesmo prazer no ato de organizar. Sim, isso mesmo! Tem gente que adora passar um bom tempo organizando prateleiras, armários, geladeiras, entre outros.
Agora, sabia que há uma forma de juntar essas duas atividades: o ato de cozinhar + o ato de organizar e deixar as duas atividades ainda mais interessantes? Isso se chama mise en place e, além de deixar a cozinha muito mais organizada durante o preparo das refeições, também agiliza o dia a dia – principalmente quando a correria bate.
O nome pode até ser “chic”, mas essa é uma técnica simples, que dá sim, para aplicar em casa e ter mais tempo para conversar com a família durante o almoço, por exemplo.
Leia neste artigo:
Afinal, o que é e como eu faço o mise en place?
Mise en place é um termo francês, que significa “colocado em ordem, posto no lugar”. E se você também está na dúvida sobre a pronúncia, não se preocupe, a gente ajuda: é “mizan plas”.
Sabe quando você assiste a um vídeo de receitas do Comidinhas do Chef e encontra os ingredientes todos separados em outros recipientes, todos cortadinhos e organizados? Isso nada mais é do que o mise en place. Fácil, não é!?
Essa é uma prática muito comum nos restaurantes e pode ser facilmente adaptada para seu dia a dia. Ela ajuda a identificar se você tem todos os ingredientes que a receita pede, para evitar acidentes na cozinha, diminuir o tempo no fogão e evitar que a cebola queime enquanto você corta a carne, por exemplo.
- Para fazer em casa é simples: caso você faça uma das receitas do nosso portal, leia com cuidado e identifique todos os ingredientes – e veja se tem todos em casa. Depois, separe as quantidades, lave, descasque e corte o que for necessário, deixando cada item em um recipiente.
Mise en place na prática
Digamos que você faça um omelete com queijo, que já ensinamos aqui.
No mise en place da receita, você irá separar os 4 ovos que ela pede; picar o tomate, a cebola e o pimentão e deixá-los em potinhos separados; irá ralar a mussarela; deixar a pimenta por perto para agilizar o preparo, assim como o sal e a colher de margarina.
Separando todos os ingredientes, cortando, descascando e porcionando de acordo com a receita, o preparo fica muito mais fácil, rápido e tranquilo. Acredite, o mise en place vai facilitar tanto a sua vida que depois que você criar o hábito, vai ser difícil deixar não fazer mais.
E vamos combinar: cozinhar fica ainda mais divertido e gostoso com tudo organizadinho, não é mesmo?
8 Dicas rápidas para um bom mise en place
- Leia sempre a receita com atenção;
- Verifique se você tem todos os ingredientes na despensa ou na geladeira. Não tem? Veja se consegue adaptar ou dar uma passadinha no supermercado antes do preparo;
- Fique de olho nos detalhes da receita: pré-aquecimento do forno, altura do fogo, tempo de geladeira, entre outros. Vai usar carne? Não se esqueça de deixar a porção descongelando antes, na geladeira;
- Posicione na bancada ou na pia da cozinha, todos os utensílios e aparelhos que você precisará para a receita;
- Separe os ingredientes nas porções corretas, em potinhos ou recipientes;
- Chegou a hora de lavar, descascar, picar e ralar os ingredientes necessários;
- Agora é só colocar cada um em um recipiente e distribuir na mesa ou na bancada por ordem de uso;
- Pronto, chegou a hora de cozinhar e preparar aquele prato de-li-ci-o-so!
Os benefícios do mise en place
Quantas vezes você começou uma receita e precisou parar no meio porque durante o preparo percebeu que não tinha todos os ingredientes ou, ainda, porque um dos ovos estava estragado ou o fermento vencido? No dia a dia, esse tipo de coisa acontece – mas é possível prevenir e diminuir o tempo perdido com o mise en place.
Com a técnica também é possível evitar desperdícios, já que você irá lavar, descascar e cortar apenas o que irá usar para a receita. E, ainda, também diminui as chances de errar o preparo. Com tudo cortado, porcionado e organizado, você não deixará o alimento queimar enquanto corta outro ingrediente que havia esquecido, por exemplo.
O mise en place também agiliza o dia a dia, porque a chance do prato atrasar é muito menor com toda a organização prévia.
Viu como é fácil? Agora é só colocar a técnica em prática e fazer muitos pratos gostosos. Não se esqueça de marcar o @comidinhasdochef no Instagram quando fizer o mise en place em casa.
Em caso de dúvidas ou sugestões para novas postagens, é só deixar nos comentários. Até a próxima!
Gostou desta receita? Comente!