Manteiga sem Sal ou Manteiga com Sal: Qual devo usar?
Já parou na frente da sessão de congelados do supermercado e ficou na clássica dúvida entre: manteiga com sal e manteiga sem sal? A diferença entre a manteiga com sal e a manteiga sem sal? Acredite, isso é mais comum do que você imagina.
Quem gosta de seguir o passo a passo de uma receita e presta atenção em cada ingrediente, já deve ter percebido que algumas pedem manteiga sem sal, enquanto outras pedem com. Mas e aí, qual é a diferença? O ingrediente realmente interfere no preparo e no sabor do prato? Saiba que, dependendo da receita, sim.
Leia neste artigo:
A diferença entre a manteiga com sal e a manteiga sem sal
Um dos ingredientes mais versáteis da culinária. A manteiga – ou margarina, dependendo do gosto e do preço nas gôndolas – pode ser usada para diversos preparos: vai do refogado aos bolos, como já ensinamos no Comidinhas do Chef. E, claro, ela também não pode faltar no pãozinho de cada dia – tanto no preparo, quanto depois de pronto, para dar um gostinho a mais nas fatias.
E é claro que você já viu a manteiga com sal e a sem sal. Talvez tenha até se confundido e comprado uma no lugar da outra. É, acontece…
A manteiga com sal é preparada da mesma forma que a sem sal. Ela é feita a partir da nata ou do creme de leite pasteurizados. A diferença está no final de sua produção, em que ela recebe o sal. Inclusive, o sal nesse caso, funciona muito bem como conservante para a manteiga, por isso ela dura mais do que a outra.
A manteiga sem sal é a mais comum no mundo e geralmente é usada na confeitaria. Como explicamos anteriormente, ela também é feita a partir da nata ou do creme de leite pasteurizados. E, por não levar sal, pode ser uma opção mais saudável no dia a dia.
A manteiga com sal tem mais sódio do que a sem sal. E essa quantidade varia de acordo com cada marca. Ou seja, se você tem problemas de pressão alta, o ideal é optar pela segunda opção.
Agora, quando o assunto é cozinha, é bom ficar de olho. Como a manteiga sem sal é mais suave do que a outra, é possível acertar o sabor com facilidade, sem deixar o prato muito salgado, por exemplo – o que é ótimo para bolos e sobremesas.
A diferença também está na textura das duas manteigas. A com sal possui mais água e, se você for preparar um assado, por exemplo, o excesso de água pode prejudicar o processo químico que desenvolve o glúten, prejudicando a textura de um bolo, massa folhada ou biscoito.
E talvez você esteja se perguntando: mas por que usar a manteiga sem sal durante o preparo se, muitas vezes, é necessário uma pitada de sal na receita?
Como falamos acima, a manteiga com sal é mais difícil de “controlar” o sabor.
Já a pitada de sal ajuda a acentuar e melhorar a propriedade dos demais ingredientes. É uma forma de deixar o gosto do bolo mais equilibrado, eliminando amargores ou outros gostos que podem interferir no resultado final do prato. Não é porque você está colocando uma pitada de sal, que a receita toda ficará salgada. Muito pelo contrário, ela ficará ainda mais saborosa.
Comecei a preparar uma receita que pede a manteiga sem sal, mas só tenho salgada. E agora?
Está tudo bem! Não é porque você não tem a manteiga sem sal que você não pode continuar a receita. Na cozinha tudo é uma questão de equilíbrio – e muita criatividade. Nem sempre temos todos os ingredientes que a receita pede, mas podemos improvisar.
Nesse caso, use a manteiga com sal, mas acrescente um pouco menos, para não interferir tanto no sabor da receita – lembrando que a sem é mais suave.
Também posso usar margarina no lugar da manteiga?
Apesar de parecidas, a manteiga e a margarina são bastante diferentes. Enquanto a manteiga vem da nata e do creme de leite e é de origem animal, a margarina é um produto industrializado, com origem vegetal e vem de um processo químico chamado hidrogenação.
A maioria dos cozinheiros optam pela manteiga na hora dos preparos. Mas em casa, muitas pessoas escolhem a margarina, muito por causa do preço, que acaba sendo mais baixo do que o da manteiga. Tem algum problema nisso? Dependendo da receita, não. Como falamos, cozinha tem a ver com criatividade, com o improviso.
Quando você fizer um bolo ou até refogar alguns legumes, por exemplo, pode usar a margarina sem medo. O ponto de atenção está no preparo de biscoitos e bolachas ou, ainda, em receitas que precisam ir no congelador/geladeira para ficarem mais firmes.
Diferentemente da manteiga, a margarina não fica firme, mesmo que refrigerada, e isso pode interferir na massa de uma torta, por exemplo. Nesse caso, vale se organizar com calma, passar no supermercado e comprar a manteiga para fazer a receita.
Gostou das dicas? Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão para novas postagens, é só deixar nos comentários
Gostou desta receita? Comente!