Como usar o Alecrim na Comida? Saiba Mais Sobre os Benefícios do Tempero
O alecrim é um ingrediente muito bem-vindo no dia a dia dos brasileiros.
Versátil e fácil de achar, o tempero é conhecido por aromatizar pratos e dar aquele toque especial em patês, pães, batatas (assadas ou fritas) e, ainda, em carnes brancas e vermelhas.
O cheirinho de alecrim é muito característico – e apreciado por muitas pessoas. Além disso, ele é ótimo para o preparo de molhos, sopas, caldos e legumes e faz muito bem para a saúde como um todo, inclusive para aliviar o estresse.
Leia neste artigo:
Alecrim: benefícios que vão além do tempero
Como é bom poder usar um temperinho gostoso e que ainda faz muito bem para o corpo, não é mesmo? Com o alecrim é assim: além de deixar os pratos mais saborosos e aromáticos, a erva é ótima para combater resfriados, diminuir cólicas menstruais e muito mais. Confira alguns dos seus benefícios!
Use o alecrim para melhorar seu humor
Segundo pesquisadores, os óleos essenciais do alecrim contribuem com a produção de neurotransmissores ligados ao bem-estar. Não à toa, o chazinho de alecrim é conhecido como “chá da alegria” ou “chá do bem-estar”.
Ele ajuda a melhorar o humor e é muito indicado para pessoas com ansiedade e depressão. Inclusive, o alecrim é ótimo para prevenir o Alzheimer, pois suas propriedades também reduzem os riscos de perder a memória.
Cólicas? Chá de alecrim ajuda!
Em dias de cólicas, uma bebida quente pode ajudar muito. Agora, se for um chazinho de alecrim, os resultados podem ser ainda melhores. Isso porque a bebida auxilia na melhora da circulação sanguínea, o que diminui as cólicas menstruais.
Alecrim também ajuda a combater a tosse e até a asma
O chá de alecrim é tão poderoso que também age como um anti-inflamatório e expectorante, ajudando a combater a gripe, tosse, resfriados e até a asma. O ideal é beber o chá sem adoçar, de duas a três vezes ao dia.
Como usar o alecrim na comida
Depois de tantos benefícios, só resta aprender como usar essa erva tão saborosa no dia a dia. E acredite, é bem fácil! Como o ingrediente é versátil, é possível usá-lo de diversas formas, desde o preparo do prato em si, até a finalização. Confira nossas dicas!
Use o alecrim para temperar carnes
Carne vermelha, aves ou peixes… Seja qual for a escolha do dia, uma coisa é certa: o alecrim combina bem com todas elas. Tanto que no Comidinhas do Chef já publicamos diversas receitas com o ingrediente.
Quer um prato especial, para encantar quem estiver ao seu lado? Invista no cordeiro ao molho de vinho – aproveite que o Dia dos Namorados está chegando e celebre com quem você ama!
Agora, se você quiser um prato para toda a família, para reunir todo mundo em um domingão, um bom frango assado no forno vai bem, viu? E é bem fácil de fazer, confira a receita aqui.
Use o alecrim também para temperar aquele peixinho gostoso ou, ainda, para temperar o churrasco! Sim, a erva também combina com a carne assada na brasa e deixa um aroma incrível.
Tempere caldos e legumes com alecrim
Como o alecrim é uma erva aromática, também combina muito com o preparo de legumes e caldos. Se você gosta de berinjela e abobrinha, por exemplo, vale colocar um pouquinho de alecrim no preparo delas – o aroma e o sabor são maravilhosos, principalmente se elas forem ao forno.
Quanto aos caldos, o alecrim dará também um sabor especial. Ele combina com caldo verde, sopa de ervilha e, claro, com canja, sopa de legumes, entre outras. Use a criatividade e experimente!
Alecrim e batata: combinação perfeita
Sabe o que você deve fazer para deixar a batata rústica, ainda mais saborosa? Simples: acrescentar alecrim no preparo! O mesmo vale para o purê de batatas ou para o uso de batatas no preparo de um peixe assado, por exemplo.
Use o alecrim para dar um toque especial em molhos e patês
Um pãozinho ou uma torradinha com um acompanhamento faz tão bem… Agora, imagine preparar um patezinho de ervas, ou até mesmo de azeitona ou frango, e acrescentar um pouco de alecrim? É sucesso na certa!
Quer algo mais rápido? Misture alecrim em sua manteiga e passe no pão. Ah, na maionese também fica muito gostoso.
Devo usar o alecrim seco ou o fresco?
Essa é uma dúvida que surge com frequência. Se você tiver alecrim em sua horta, por exemplo, pode acrescentar alguns raminhos no final dos preparos, para que o aroma e a cor da erva continuem preservados.
Agora, se você comprou o tempero em um saquinho pronto, encontrado nos supermercados, pode usar durante o preparo. Dessa forma o sabor do alecrim ficará mais acentuado, deixando a comida mais temperada e aromatica.
Gostou das dicas? Agora que você já conhece os benefícios da erva e já sabe como usar o alecrim na comida, use a criatividade! Experimente o tempero e conte o que achou aqui, nos comentários. Até a próxima!
Amei as receitas.