Aprenda como substituir a farinha de trigo em receitas sem glúten
Quem disse que receitas sem glúten precisam ser sem graça ou complicadas? Na verdade, a variedade de farinhas disponíveis é tão vasta que o difícil mesmo é escolher! Se você tem curiosidade ou precisa tirar o glúten da dieta, esse artigo é para você!
Leia neste artigo:
Quais são os benefícios de substituir a farinha branca?
A farinha de trigo sempre foi muito usada na culinária. De pães crocantes a massas saborosas e doces tentadores, seu uso é variado. No entanto, a farinha de trigo não é amiga de todo mundo. Para algumas pessoas, o glúten presente nela pode causar uma série de problemas de saúde, desde desconforto digestivo a reações mais severas.
Substituir a farinha branca pode ser mais do que uma necessidade, pode ser também um passo para uma alimentação mais saudável. Isso porque a farinha de trigo refinada pode causar picos de glicose no sangue, contribuindo para o ganho de peso e outros problemas de saúde.
A boa notícia é que na culinária temos muitas alternativas! Para aqueles que querem distância do glúten, existem opções de farinhas que atendem às necessidades dietéticas e também abrem portas para um novo universo de sabores.
Como substituir a farinha em receitas sem glúten
A farinha de trigo está presente em muitas de nossas receitas favoritas. Mas e se eu te contar que o universo gastronômico pode se expandir ainda mais quando exploramos alternativas sem glúten?
Se você está se perguntando por onde começar, não se preocupe, pois vou mostrar como substituir a tradicional farinha de trigo em suas receitas, mantendo o sabor e a textura que amamos!
Farinhas de estrutura
São aquelas que ajudam a dar corpo à receita. Como a farinha de grão-de-bico, que é uma excelente opção para fazer uma base de pizza, por exemplo.
Farinhas úmidas
Elas trazem aquela umidade ideal para receitas como brownies e tortas mais molhadinhas. A farinha de banana é um exemplo de farinha úmida, é uma delícia e super nutritiva!
Farinhas de liga
Essenciais para manter tudo unido, isso porque elas evitam que sua receita se despedace. Um bom exemplo é a farinha de linhaça. Misture-a com água e você terá um “ovo” vegano para ajudar na liga de bolos e cookies.
Tipos de farinha sem glúten
Quando se fala em alimentação sem glúten, muita gente já imagina uma lista restrita de ingredientes. Mas a verdade é que o mundo das farinhas sem glúten é surpreendente!
Do coco à versátil linhaça, vamos conhecer os diferentes tipos de farinha que podem dar aquele diferencial nas suas receitas e ainda manter seu cardápio livre de glúten. Vamos nessa?
Farinha de coco
Esta farinha é feita a partir da polpa do coco, que é seca e triturada. Ela é super absorvente e tem um leve sabor de coco. Devido ao seu sabor e textura leve, é ideal para receitas doces como bolos, biscoitos, panquecas e pães.
A farinha de coco é baixa em carboidratos, tem alto teor de gorduras saudáveis e é rica em fibras.
Farinha de linhaça
Proveniente das sementes de linhaça moídas, esta farinha é rica em fibras, ômega-3 e tem propriedades antioxidantes. Além disso, quando misturada com água, pode servir como substituta do ovo em receitas veganas.
Misture uma colher de sopa de farinha de linhaça com três colheres de sopa de água e deixe descansar por 15 minutos para obter a consistência de um ovo. Ela também pode ser usada em pães, bolos e biscoitos.
Farinha de banana
Esta farinha é feita a partir de bananas verdes trituradas e é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato saudável. A farinha de banana adiciona uma doçura suave e uma textura densa às preparações, podendo ser usada em receitas de bolos, biscoitos e panquecas.
Farinha de grão-de-bico
É uma farinha densa e rica em proteínas que pode ser usada em receitas como falafel, pães, crepes e em biscoitos salgados. Além disso, também é alta em proteínas, rica em fibras e ótima fonte de vitaminas e minerais.
Farinha de aveia
Feita a partir da aveia moída, possui uma textura suave e é rica em fibras. É muito versátil e comum em receitas como pães, bolos, muffins e cookies. Mas lembre-se de escolher uma versão certificada sem glúten se for sensível ou intolerante.
A farinha de aveia é fonte de fibras e alta em minerais. Temos uma receita de Bolo de Banana Fit feito com essa farinha que é super saudável e saborosa, vale a pena experimentar!
Farinha de milho
Esta é uma farinha amarelada e finamente moída, conhecida popularmente como fubá. Ela é muito usada em diversas culinárias, em receitas como polenta, bolo de fubá, broa de milho, tortilhas e pães. É fonte de antioxidantes e rica em fibras.
Qual a melhor farinha para substituir o pão de trigo?
Quando desejamos um pãozinho macio e delicioso, a farinha de aveia (sem glúten) é uma das principais substitutas. Para um sabor extra, experimente adicionar sementes, como girassol ou chia!
E aí, quem disse que a vida sem glúten é sem sabor? Com essas opções, não existe limite para suas criações na cozinha. E lembre-se: a alimentação é um ato de cuidado e amor, tanto para quem prepara quanto para quem consome.
Se gostou dessas dicas e quer continuar explorando o universo da alimentação saudável, continue navegando pelo nosso blog. Temos um prato cheio de conteúdos esperando por você. Vamos juntos nessa jornada de descobertas culinárias!
Gostou desta receita? Comente!